Dicas de Segurança do QI
Como o negócio será feito fora da plataforma QI, é fundamental que você tome alguns cuidados para evitar situações indesejadas. Use o bom senso e priorize sua segurança, tanto ao trocar mensagens iniciais quanto ao se encontrar pessoalmente. Tome os mesmos cuidados que tomaria em uma negociação realizada por qualquer outro meio, seja telefone, e-mail ou presencial.
A plataforma QI:
A plataforma QI tem como objetivo mostrar a opinião de seus clientes sobre fornecedores/profissionais que já fizeram negócio com eles. Todos os usuários declaram que suas informações são expressamente verdadeiras e assumem total e exclusiva responsabilidade legal por informações declaradas nesta plataforma.
Icone de atenção: A plataforma QI não garante a idoneidade de seus usuários, cabendo ao usuário fazer todas as análises necessárias para a segura e plena realização de seu negócio, isentando a QI Quem Indica de quaisquer responsabilidades, seja parcial ou total.
Segurança online:
• Envio de dinheiro ou informações financeiras
Só envie dinheiro ou informações financeiras quando avaliar plenamente as condições do produto ou serviço e tiver certeza de que o fornecedor ou profissional é confiável.
Ícone de atenção: A transferência bancária ou Pix é como enviar dinheiro vivo. É praticamente impossível reverter a transação ou rastrear o dinheiro. Nunca compartilhe informações que possam ser usadas para acessar suas contas financeiras.
• Proteja suas informações pessoais
Nunca compartilhe informações pessoais, como números de documentos, endereço, seja residencial ou comercial, ou mesmo detalhes sobre sua rotina diária. Ofereça apenas as informações necessárias para a realização do negócio, considerando cada estágio da negociação. Pergunte a si mesmo: esta informação é fundamental para a realização do negócio? Se não for, não informe. Caso haja dúvida, pergunte qual a necessidade da informação. Se não se convencer, não informe.
• Todos os negócios são realizados fora da plataforma
Observe que todos os negócios são realizados exclusivamente fora da plataforma QI, porém, antes de fechar o negócio você poderá saber na plataforma, quem é o fornecedor ou profissional e que produto ou serviço oferece.
• Dê preferência a fornecedores e profissionais bem indicados
Veja as indicações de cada fornecedor ou profissional antes de fechar um negócio. Quanto mais e melhor indicado, significa que seus clientes estão satisfeitos. Observe que isso não é garantia absoluta de satisfação, tendo em vista que cada pessoa tem o seu nível de exigência e expectativa.
• Priorize sempre que possível fornecedores e profissionais classificados
Fornecedores e profissionais classificados são os que possuem elevada reputação, ou seja, com maior possibilidade de ofertas de produtos e serviços de qualidade, porque são indicados por usuários que já tiveram experiência com eles.
Ícone para observação: As classificações são exclusivas para fornecedores e profissionais que possuem os melhores níveis de indicação.
• Cuidado com usuários mal-intencionados
Muito cuidado com usuários mal-intencionados. Certifique-se que
está fazendo negócio com pessoa idônea e que o fornecedor ou
profissional na plataforma seja o mesmo no presencial. Na dúvida,
peça para enviar uma cópia de sua identidade, ou falar por telefone
ou mesmo realizar uma videochamada, para comparar com as
informações postadas na plataforma QI.
• Cuidado com produtos e serviços não conformes
Cuidado com ofertas de produtos ou serviços com defeito ou mal executados, ou mesmo sem efetivação da entrega. Antes de fechar o negócio, cheque o produto ou o serviço, veja se é novo ou usado, se funciona, se não há danos, se há prazo de validade e se há garantia.
Só efetue o pagamento após a plena negociação, avaliação e confirmação da existência do produto ou plena realização do serviço.
• Demonstre seu nível de satisfação na negociação de produtos e serviços
Após fazer negócios com fornecedores ou profissionais, demonstre sua satisfação ou insatisfação, atribuindo indicações positivas ou negativas de acordo com a experiência obtida. Dessa maneira, a comunidade QI Quem Indica poderá conhecer as experiências de cada usuário na plataforma e utilizar como referência em suas escolhas.
• Não aceite propostas que destoem do propósito da plataforma QI
Não aceite propostas, sejam elas quais forem, que não se refiram à venda de produtos ou serviços. Qualquer outra tentativa, seja de solicitação de doação, empréstimo informal (vulgo agiota), oferecimento de prêmios etc. devem ser recusadas e denunciadas.
• Não é permitida a divulgação de venda de produtos ou serviços ilícitos
Apenas a divulgação de venda de produtos e serviços lícitos são permitidos na plataforma QI. Qualquer atividade ilícita do usuário na plataforma, poderá implicar em sua exclusão e responsabilização legal.
• Denuncie todos os comportamentos suspeitos e ofensivos
Denuncie todos os comportamentos suspeitos e ofensivos na plataforma QI, para que os organizadores possam tomar as providencias necessárias e proporcionar um ambiente cada vez mais agradável e seguro.
• Atitudes consideradas violações:
o Perfis falsos
o Tentativa de negociações antiéticas
o Venda de produtos ou serviços ilegais
o Comportamento impróprio ou prejudicial antes, durante ou depois da negociação
o Perturbação, ameaças e mensagens ofensivas, ou de ódio.
o Mensagens preconceituosas, sejam de racismo, homofobia, identidade de gênero etc.
o Mensagens de texto ou imagens com conteúdo pornográfico
o Envio de Spam
o Usuários identificados como menores de idade
o Mensagens fora do propósito da plataforma
Relate aqui qualquer comportamento suspeito ou inadequado. Para mais informações, confira nossas Diretrizes.
• Proteja sua conta
Sua senha precisa ser forte (utilize letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres não numéricos) e tome muito cuidado ao fazer login na sua conta em um computador público ou compartilhado. O QI Quem Indica nunca envia e-mail solicitando nome de usuário e senha. Se receber algum e-mail pedindo informações de conta, é fraude, denuncie imediatamente.
Fazendo negócio pessoalmente
• Vá com calma
Antes de se encontrar pessoalmente com o fornecedor ou profissional, é prudente dar um telefonema ou fazer uma videochamada para checar se está falando com a mesma pessoa da plataforma QI. Caso não seja, redobre a atenção.
Cheque via Google Maps, o local de venda de produtos e serviços antes do encontro pessoal. Caso não exista, redobre a atenção.
Negócio bom é quando é bom para ambas as partes. A pressa pode prejudicar a negociação. Veja se o produto ou serviço oferecido na plataforma é o mesmo no presencial e se o preço está compatível com o produto apresentado fisicamente. Confira com o fornecedor ou profissional todas as condições do contrato, bem como a emissão de nota fiscal ou recibo.
• Desconfie de preços muito abaixo do mercado
Preços exageradamente baixos devem ser vistos com desconfiança. É necessário se certificar de que não há nenhuma “pegadinha” que possa trazer prejuízo a você e só depois feche o negócio.
• Encontrem-se em público e mantenham-se em público
Nas primeiras negociações, é mais prudente se encontrar em local público e movimentado. Quando possível, evite encontros na sua residência, ou na do fornecedor ou profissional, ou em outros locais privados. Se houver pressão para encontro em local privado, desconfie e redobre a atenção.
• Compartilhe com alguém que confia sobre suas atividades em curso
Informe à alguém de confiança sobre a negociação, incluindo o que pretende comprar, local e quando será o encontro. Mantenha seu celular carregado e sempre com você.
• Se você se sentir desconfortável, interrompa a negociação.
Caso se sinta desconfortável durante qualquer parte da negociação, avalie a possibilidade de solicitar mais informações e caso não sejam suficientes, não hesite em interromper a negociação até que tenha mais segurança para fechar o negócio.
Preservando seus direitos
Apesar de se tentar evitar situações que gerem desconforto ou
prejuízos nas negociações, não há garantias de que elas não ocorrerão.
Relate qualquer atitude suspeita de mal uso da plataforma QI, bem
como avalie a possibilidade de entrar em contato com o órgão de
proteção e defesa do consumidor – Procon e se necessário, recorra aos
meios legais para ter seus direitos assegurados, conforme a legislação
vigente.
Versão 3 de Janeiro de 2022 às 11:59h - Fuso Horário de Brasília.